Gatos

Esse é o tema do post especial do mês… Gatos! Há algum tempinho, meu gatão Harry fez aniversário de 1 ano, então pensei em fazer um post contando um pouco mais sobre esses bichos e incentivar a adoção de animais (hoje to politicamente correta…).

About

Todo mundo tem aquela ideia de que gatos são sempre ariscos, independentes demais e nada carinhosos. Mas que po*** de preconceito! Isso depende muito do gato, assim como nem todas os humanos gostam de esquiar e comer berinjela.  Meu primeiro gato foi totalmente inesperado, eu estava entrando em casa e ele entrou comigo. Nunca deixou ninguém tocar nele e fugiu, mas foi vermifugado, bem alimentado e pelo menos recebeu um pouco de carinho e teve um teto… É.

Meu segundo gato foi minha dinda que me deu, de uma ninhada da gata da vizinha…  A princípio, seria uma gatinha branca de olhos azuis, mas parece que ela foi uma das primeiras a ser doada, então fiquei meio borocoxô e tals… Mas cheguei lá e tinha um lindo, assutado e minúsculo gatinho malhado e de olhos amarelados dentro da caixa e então…

Afe, não vou contar a biografia do meu gato, mas enfim: ele sempre foi muito carinhoso, carente, bagunceiro (não posso negar), comilão, higiênico, companheiro, sonolento… Ou seja, exatamente o contrário do estereotipo que dão para os bichanos.

Cuidados

Os 2 maiores problema de saúde envolvendo gato, na minha opinião, são os vermes e as pulgas. Se o seu gato sai muito na rua ou você encontrou um nela, o melhor a fazer é comprar um vermífugo.  Mesmo os gatos caseiros, devem tomar, pelo menos uma vez ao ano, um remédio pra eliminar os vermes. Já as pulgas… Que diabas! Facílimo de pegar, de tempos em tempos é preciso passar um remédio contra elas (você acha facilzinho) e sempre mantê-los bem escovados, porque além de tirar os pelos soltos, muitas das safadas já podem irem junto.

Falando em pelos… Quase todo lugar que o Harry vai, uma nuvem de pelos segue ele. Muitos pelos. MUITOS. A única dica que eu tenho contra isso é escová-los, pelo menos, uma vez ao dia, na janela. O meu gato quase dorme enquanto eu escovo ele, mas também, não vamos estereotipá-los lol.

Algumas coisinhas, sim, ela vai arranhar e estraçalhar, então tenha cuidado no que ele terá acesso. Janelas, de preferência, com telas, ou quando ele for naquele local, feche ou deixe uma frestinha.

Eu não sei se é ancestral ou alguma coisa parecida, mas meu gato desde bebê vai direto na caixa-de-areia. Apenas nos 2 ou 3 primeiros dias que ele fez xixi no meu colo (lol) e em algumas revistas, mas nada preocupante.

Meu deus, essa sessão está bem grande… Enfim: castração! Teve uma hora que o Harry começou a bagunçar mais do que o normal e fazer um xixi H-O-R-R-O-R-O-S-O e decidimos castrá-lo. Ele só havia saído na rua uma vez, no dia em que o trouxemos pra casa, então ele ficou traumatizado. Levei-o no início da tarde e o dono da clínica me devolveu de noite. Ele ficou muito quieto e parecia um pouco bravo comigo, mas logo depois voltou ao seu normal e até hoje está com o c* azul, do remédio que usaram na operação.

Banhos não são obrigatórios, já que eles mesmos cuidam disso, mas algumas vezes, por exemplo, quando ficarem muito sujos ou acontecer alguma catástrofe, é preciso dar um banhozinho, no chuveiro mesmo. Água morna saindo do chuveiro e sabonete líquido ou normal resolveram o problema rapidamente, com ele surtando lol. Depois passei uma toalha, secador e dei uma escovadinha lol.

Outro detalhe: garras! Essas diabas fazem arranhões terríveis, e você terá que ensiná-lo a não arranhar humanos. Eu corto as dele uma vez por mês, e sim, ele odeia. E também escovo os dentinhos dele uma vez por semana, e ele adora o sabor da pasta.

Quanto gastar

Acho extremamente idiota pagar por um gato ou cachorro, acho que só se fosse o gato/cachorro da minha vida à venda (estranho, né? Vender um animal…). Enfim, toda hora deve aparecer um conhecido com a gata tendo ninhadas, ou aqui em Porto Alegre, nos domingos na Redenção tem dezenas de gatinhos para adoção! Ou até mesmo em ONGs ou em pets…

Ou seja, para tê-lo, você não precisa gastar um centavo! Mas agora você vai ter que começar a gastar, sim… A caixa-de-areia não precisa ser muito funda mas bastante larga, para o gatinho poder se movimentar! Uma boa ração deve custar no mínimo R$10,00! As de um quilo, geralmente,  duram 2 ou 3 semanas, quando o gato é bebê. E pense bem: já pensou se você tivesse que comer todo dia, sei lá, aveia com damasco, no café, no almoço e no jantar? Pois é, um dos motivos de investir em uma ração gostosa e nutritiva pro seu pet (odeio quem fala pet, é…)! E petiscos, graminha de trigo, patês e principalmente (marketing mode on) Whiskas sachê enlouquecem os gatos!

A maioria dos gatos prefere objetos da casa mesmo, mas não custa nada trazer algumas novidades da pet shop, como lasers! Você fica apertando o botãozinho na parede e o gato fica se divertindo por horas!

Se você viajar e nem tiver com quem deixar o animal, algum bom tempo antes terá que começar a pesquisar um hotelzinho de confiança para deixá-lo, e estar com as vacinas necessárias em dia, para não pegar alguma doença junto aos outros gatos.

 *Dica: Se você mora em Porto Alegre, já ouviu falar da Gatolândia? A única loja especializada em felinos na cidade, a loja tem simplesmente TUDO para gatos! Tanto para donos quanto para os cats! Toquinhas, arranhadores, potinhos, rações variadas (e ótimas!), fontes, brinquedos, malinhas… Um sonho! E ainda tem atendimento ambulatório! Quem já se interessou é só clicar no link, e se você é de outro lugar, é só comprar pelo site! E ainda dando uma olhada no site, achei esse paraíso de hotel, o Refúgio Hotel Pet, tanto para gatos quanto para cachorros! Só espero que não seja muito caro lol…

Harry

E agora algumas fotos do Harry, que está dormindo na janela agora…

Enlouquecido...

Happy B-day!

Mew

Sobre Ísis F.

Lights. Amigos. PLL. Glee. TVD. Misfits. Skins. Game of Thrones. Terror. Sorvete. Compras. Escrever. Livros. Música. Novela. Gatos. Fotografia. Internet. The Killers. Taylor Momsen. MGMT. The Kooks. Gossip Girl. Chocolate. Flocos. Xadrez. Roupas. Botas. Frozen Yogurt. ModCloth. Gang. Forever 21. Nasty Gal. Cabelos Coloridos. Loucura. Starbucks. New York. Londres. Livraria. Cheiro de livro novo. Viagem. Praia. Cheiro do mar. Amor. Lágrimas. Sorrisos. Apple. Tumblr: http://illus1onistic.tumblr.com/
Esta entrada foi publicada em Animais, Especial com as etiquetas , , , , , , , , , , . ligação permanente.

6 respostas a Gatos

  1. fer diz:

    Ele já parou com aquela mania chata de pular nas pernas das pessoas?kkkkkkk

  2. BASTET diz:

    O GATO FOI A FORMA ENCONTRADA PELO CRIADOR PARA TORNAR ESTE MUNDO SUPORTAVEL. A BELEZA, A GRAÇA E A DOÇURA DESTES BICHINHOS QUEBRAM QUALQUER CORAÇÃO DE PEDRA…

  3. Concordo plenamente, recolho todos que vejo nas ruas e me sinto a pessoa mais amada do mundo(por eles…meus gatos) Lourdes

  4. recemformada diz:

    Amo gatos!!!

  5. Sandra calil diz:

    Adorei! Tive cinco e destes, quatro são vivos, todos adotados. Desde o primeiro, em 99, para mim, não existe mais vida sem gatos!

Deixe um comentário