Lomografia

Olá! Todos tiveram um bom natal, e estão se preparando para o Ano Novo? Eu sim 🙂 Hoje vou trazer um post sobre fotografia analógica, também conhecida por Lomografia. Deixando as fotos com um forte ar vintage e alternativo, Lomografia é sinônimo de diversão e aprendizado. Não é fácil virar um bom lomógrafo, eu irei fazer um curso em 2012.

Quando você vai pegar os resultados no local de revelação (eu vou nas lojas da Kodak), é um caixa de surpresas! Podem ocorrer acidentes maravilhosos, erros catastróficos e fotos exatamente como você queria. Dentro de um rolo de filme, além de na média 36 fotos, há mais de 1000 possibilidades para os resultados! Fotografia envolve sentimentalismo, percepção, criatividade, paciência, rapidez,… Tornar coisas banais extraordinárias! E tudo fica mais delicado, profundo, humano, com câmeras analógicas, do que fotos comuns tiradas com câmeras digitais compactas.

A minha câmera, a Diana mini, é de facílimo manuseio e aprendi rápido a comandá-la, pelo manual direto. O site Lomography é o principal (se não o único) que vende as câmeras, acessórios e filmes, e entregam no Brasil em perfeito estado e prontidão. Vou postar os principais estilos de câmera, e pelo preço baixo, você pode comprar várias!

Holga, Diana F+ e Diana Mini

Essas três câmeras, semelhantes, apesar de mini, como o próprio nome diz, são extremamente práticas e pequenas, tiram fotos básicas, com o efeito “lomo”. Boas para iniciantes e para se tornar sua “main” câmera. E podem ganhar efeitos fabulosos (hoje estou variando nos adjetivos lol) com os gels coloridos para o flash, que vem junto do próprio, e filmes diversos. Apesar de não se achar uma grande variedade de filmes para diferenciar suas fotos nas ruas, tem de todo tipo no site.

Fisheye e La Sardina

Essas câmeras tiram as fotos em um formato arredondado, como um olho de peixe. Com a lente no formato circular bem acentuado, digamos que a diferença da La Sardina é o design ser parecido com uma lata de sardinha. Ainda há disponível no site um cortador de fotos fisheye, para as “sobras” pretas da fotografia serem tiradas fora.

Multi-lentes

Com câmeras multi-lentes, você consegue um pequeno filme em uma foto, com várias cenas, dependendo do modelo escolhido. Mais baratas, estou louca para comprar uma Oktomat. Exigem agilidade e criatividade, para fazer uma foto de qualidade em pouquíssimos segundos. Descarte as cenas ruins, depois das fotos reveladas, com a tesoura. Um modelo divertido e acessível.

Panorâmicas

Nessa categoria se encaixam as Horizons, a Spinner e as Spocket Rockets. Fotos que pegam uma área inteira horizontalmente, deixando um colorido vibrante e pegando as “bordas” do filme, essa fotos mais larguinhas também são interessantes.

Há outros modelos também, como a clássica Lomo LC-A e milhares de modelos de cada tipo. A Lomography constantemente faz novas versões, como as recentes câmeras de cores vibrantes (SUPERPOP!) e a edição especial para o Dia dos Namorados de 2011 da Diana Mini (Love is in the Air) que eu ganhei.

Se cadastrando no site, você ainda tem a possibilidade de publicar suas experiências e se inspirar nos álbuns alheios, registrando o filme e máquina usados e detalhes adicionais como local, data, etc.

É isso pessoal, espero que esse post leve muitos leitores a se arriscarem na lomografia! Desculpem o tempo sem postagens, rsrs.

XOXO

Anúncios

Sobre Ísis F.

Lights. Amigos. PLL. Glee. TVD. Misfits. Skins. Game of Thrones. Terror. Sorvete. Compras. Escrever. Livros. Música. Novela. Gatos. Fotografia. Internet. The Killers. Taylor Momsen. MGMT. The Kooks. Gossip Girl. Chocolate. Flocos. Xadrez. Roupas. Botas. Frozen Yogurt. ModCloth. Gang. Forever 21. Nasty Gal. Cabelos Coloridos. Loucura. Starbucks. New York. Londres. Livraria. Cheiro de livro novo. Viagem. Praia. Cheiro do mar. Amor. Lágrimas. Sorrisos. Apple. Tumblr: http://illus1onistic.tumblr.com/
Esta entrada foi publicada em Especial, Fotografia com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

7 respostas a Lomografia

  1. Espero que esse curso te ajude a tirar fotos incríveis!

  2. Esqueceu de colocar a mãe da Diana Mini, a Diana! Ela está mais para panorâmica, mas faz bons retratos.

    No meu blog conto sobre minha paixão com ela!
    😉

    • Ísis F. diz:

      Eu faço mais fotos do tipo retrato (quadrado) c/ a minha mini, pois acho a resolução melhor! Eu pus ela como Diana F+ junto c/ a mini e a Holga, porque são as que os iniciantes geralmente compram para descobrirem o básico da lomografia ;)E amei seu blog, já pus nos favoritos!

  3. Lara Nunes diz:

    Ísis, você comprou a tua câmera lomo aonde e por quanto? Eu tenho uma antiga dá Yashica e quero comprar um modelo mais atual.

    • Ísis F. diz:

      Oi, Lara! Comprei minha mini Diana no site da Lomography por R$289,00, rápida entrega e veio acompanhada de um livrinho sobre lomografia, vei com o flash e geis coloridos para as fotos! Modelos variados (e também preços)… Recomendo, além de ser o único site que vende essas câmeras que eu conheça hoje em dia! Beijos!

      • Lara Nunes diz:

        Os flashs e geis são para deixar a foto meio amarelada e com aqueles efeitos queimados né? Elas tem o preço de uma compacta normal, pensei que fossem mais caras (já que faz tempo que não produzem analógicas/lomo).

      • Ísis F. diz:

        O flash é pra dar mais iluminação, enquanto os geis deixam as fotos mais avermelhadas, azuladas, você decide! Isso mesmo, algumas até mais baratas que uma compacta! Você vai ter que gastar um pouco a mais com revelações e compra de filme, mas vale a pena! Beijos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s