Livro – Christiane F.

Estou trazendo um novo tipo de postagem pro blog, resenhas de livros. Semana passada acabei o livro-entrevista “Eu, Christiane F., 13 anos, drogada, prostituída…“. É a história de Christiane contada por ela mesma, que se passa na década de 70, desde sua chegada a Berlim, até sua recuperação do vício em heroína. Ela foi entrevistada por Kai Hermann e Horst Rieck, dois repórteres alemães.

Também há curtas passagens com a mãe de Christiane e com autoridade e responsáveis pelos Centros antidrogas.  Christiane teve uma infância conturbada, pelo seu agressivo pai, também com sua mãe e irmã mais nova. Numa tentativa de melhorar de vida, se mudaram para um apartamento no conjunto Gropius, em Berlim.

As coisas continuaram na mesma e os pais de Christiane se separaram, com o pai levando sua irmã junto. Christiane não se interessava pelos estudos e nem por nada, e começa a andar com Kessi e novos amigos, que fumam haxixe e drogas “mais leves”.

Com o passar do tempo, sua turma começa a frequentar a discoteca Sound, “a mais descolada da Europa” e se encaminha para o uso de drogas mais pesadas, e também conhece Detlef, seu grande amor.

Daí pra frente veremos a luta de Christiane contra as drogas e todas as suas quedas, tudo que ela perdeu e a reação de todos à sua volta e o desenrolar da vida de seus amigos, também viciados.

Christiane, aparentemente, havia vencido a droga, na época de lançamento de seu filme, mas depois confessou que tudo era ilusão, e ela ainda luta contra as drogas.

Isso tudo me deixa ainda mais certa que não quero me envolver com drogas, seja maconha, cigarros, heroína… Hoje me mostraram uma nova droga na Rússia, bem mais barata (e potente) que a heroína, a crocodilo. Ela é chamada assim pois a pele fica esverdeada no local da picada e a pele começa a descamar. Os usuários morrem em 1 ou 3 anos.

Ou seja. Christiane F. é um livro forte, intenso e verdadeiro, e na minha opinião, bem mais informativo e eficiente que aquelas cartilhas do governo sobre drogas. As pessoas deviam mostrar mais a realidade, a luta contra as drogas, o que fazem pra conseguir mais uma dose, os sentimentos dos usuário. Tudo muito deprimente. Desenhinhos coloridos, e placas proibindo o cigarro em livretos sendo distribuídos na escola, não vão mudar muita coisa.

XOXO

Sobre Ísis F.

Lights. Amigos. PLL. Glee. TVD. Misfits. Skins. Game of Thrones. Terror. Sorvete. Compras. Escrever. Livros. Música. Novela. Gatos. Fotografia. Internet. The Killers. Taylor Momsen. MGMT. The Kooks. Gossip Girl. Chocolate. Flocos. Xadrez. Roupas. Botas. Frozen Yogurt. ModCloth. Gang. Forever 21. Nasty Gal. Cabelos Coloridos. Loucura. Starbucks. New York. Londres. Livraria. Cheiro de livro novo. Viagem. Praia. Cheiro do mar. Amor. Lágrimas. Sorrisos. Apple. Tumblr: http://illus1onistic.tumblr.com/
Esta entrada foi publicada em Livros, Saúde com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Livro – Christiane F.

  1. Faz um tempinho que eu li esse livro. Cada vez que a Christiane narrava as experiências com drogas (o livro todo rs) eu me sentia mais mergulhada na história. Eu concordo com você em relação que o livro é melhor que as cartilhas, eu terminei a história sabedo que eu não quero isso para a minha vida.

Deixe uma Resposta

